quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Senador Paulo Davim consegue a aprovação do projeto que proibi a venda de cigarro em supermercados

Além de supermercados a proibição da venda de produtos de tabaco se estende para postos de combustíveis, estabelecimentos de venda ou consumo de alimento, loja de conveniências e bancas de jornais. O Projeto de autoria do senador potiguar Paulo Davim (PV) encontra a pressão da indústria que questiona a medida e os impactos econômicos da restrição inclusive sobre a arrecadação do governo. 

Momentos antes da aprovação do texto na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, o autor do projeto de lei, senador Paulo Davim (PV-RN), disse que a decisão reflete interesse de saúde pública. “O mundo inteiro vê que quanto mais obstáculo forem criados entre o usuário e o produto, menor será a adesão e o surgimento de usuários de cigarro.”


Segundo o parlamentar, mais de 100 mil pessoas morrem anualmente no país por doenças relacionadas aos produtos tabagistas. “O cigarro corresponde a uma guerra civil no tocante ao número de vítimas que faz”, alertou. Davim ainda comparou estatísticas, destacando que os casos de homicídios no Brasil matam 42 mil pessoas e que os acidentes de trânsito fazem 35 mil vítimas por ano.

Nenhum comentário: