quinta-feira, 13 de março de 2014

IFRN inicia inscrições em cursos gratuitos para alunos de escolas públicas

PROITEC-300x300O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte publicou nesta terça-feira (11) o Edital 9/2014, do Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProITEC). As inscrições para o Programa começaram às 20h da terça, 11 de março, e vão até as 22h do dia 6 de abril, exclusivamente pela internet, na área do candidato (http://ingresso.ifrn.edu.br).

Para realizar a inscrição, o estudante precisa ter documento de identificação com foto atual e CPF próprios. A taxa de inscrição de R$ 20 pode ser paga até o dia 7 de abril nas agência bancárias.

De acordo com o item 3 do Edital, podem participar do ProITEC os alunos que estejam regularmente matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental em escola da rede pública de ensino e que tenham cursado todas as “séries”, ou “anos” anteriores do ensino fundamental, exclusivamente em escola da rede pública de ensino. Os alunos que já concluíram o ensino fundamental, mas que também fizeram todos os anos ou séries em escola pública também podem se inscrever.

Além de se inscreverem pela internet, os alunos precisam confirmar a inscrição no Programa, entregando a documentação descrita no item 17 do Edital no período de 22 a 25 de abril, nos campi para os quais se inscreveram. Os endereços estão no ANEXO 1 do Edital. Ao entregar os documentos, os alunos receberão o material didático composto por um livro texto, acompanhado de DVD contendo as teleaulas gravadas e um livro de atividades para subsidiar os estudos.

A prova do ProITEC irá ocorrer no dia 17 de agosto e não servirá como critério de ingresso no IFRN, mas para avaliar o desempenho do aluno no Programa. A divulgação do cartão de inscrição, que informa o local de prova, será no dia 8 de julho. Os alunos poderão imprimir o cartão na área do candidato a partir desta data.
Isenção da taxa

Os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e membros de família de baixa renda poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição no período de 13 a 20 de março, no serviço social do campus para o qual se inscreveram, conforme procedimentos descritos no ITEM 11 do Edital.

Exame de seleção
O ingresso para os cursos técnicos de nível médio do IFRN será regido por um edital publicado dia 16 de setembro neste site. Ele destinará 50% do total de vagas aos que fizeram o ensino fundamental na rede pública.

“A inscrição no ProITEC garante a pré-inscrição no processo seletivo para as vagas do ensino médio integrado 2014. Quando as inscrições forem abertas, o candidato deverá entrar novamente na área do candidato para atualizar seus dados e escolher o curso a que deseja concorrer”, explica José Everaldo.

Nenhum comentário: