quarta-feira, 26 de março de 2014

Lagoa de Pedras: Município deve criar lei para registro de ciclomotores

Foto: sxc huO Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria de Justiça da comarca de Santo Antônio, expediu recomendação ao prefeito de Lagoa de Pedras, Raniere César Amâncio da Silva, para que encaminhe à Câmara Municipal projeto de lei disciplinando o registro e licenciamento de ciclomotores no município, no prazo de 30 dias. 

O MP recomenda também ao presidente do legislativo municipal, vereador José Jonas da Silva, que adote todas as medidas necessárias para aprovação do projeto no prazo 30 dias após o recebimento do documento. 

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, cada município é responsável por registrar e licenciar veículos de propulsão humana, ciclomotores e de tração animal. Segundo o Ministério Público apurou, não existe legislação municipal em Lagoa de Pedras sobre o licenciamento de veículos, impedindo que qualquer órgão autuador fiscalize às exigências dos artigos 120 e 130 do CTB.

O crescente aumento no número de mortes causadas por acidentes envolvendo transporte de duas rodas é preocupante, diante disso, se faz necessário esse tipo de normatização pois não há como aplicar qualquer auto de infração de trânsito a veículos sem o  registro no órgão de trânsito. Também existe a preocupação com relação à utilização desses veículos para prática dos mais variados crimes.

A Prefeitura e a Câmara Municipal devem encaminhar à Promotoria de Justiça informações quanto às medidas tomadas para o cumprimento da recomendação. 


Fonte: MP/RN

Nenhum comentário: