quarta-feira, 12 de março de 2014

Surto de sarampo em estados vizinhos preocupa Sesap

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) alerta a população sobre a importância da vacinação contra o sarampo, tendo em vista o surto da doença que vem ocorrendo nos estados de Pernambuco e Ceará desde o ano de 2013. O alerta foi divulgado em nota técnica nesta segunda-feira (10), com o intuito de chamar a atenção para o aumento dos casos suspeitos de sarampo no período pós-Carnaval no Rio Grande do Norte. 
Segundo a Sesap, pais e responsáveis por crianças na faixa etária de 6 meses à menores de cinco anos de idade devem procurar os postos de saúde ainda no decorrer desta semana, a fim de vacinarem seus filhos com a vacina tríplice viral, que protege contra três doenças: sarampo, rubéola e caxumba.

Segundo Francisca Santos, Coordenadora do Programa Estadual de Imunização da Sesap, "todas as regiões metropolitanas dos estados do Nordeste estão realizando a campanha que iniciou no dia 24 de fevereiro e se estende até esta sexta-feira (14) de março”. Todos os pais e responsáveis devem levar as crianças, juntamente com sua caderneta de vacinação, mesmo que tenham sido vacinadas anteriormente.
Precisamos alertar que o RN está com apenas 3% da cobertura estimada, sendo que a meta é de 95%. Diante disso, nesta quarta-feira (12), os municípios mais populosos, que integram a Região Metropolitana de Natal, e priorizados pelo Ministério da Saúde realizarão um ‘Dia D’ de mobilização", disse Francisca Santos. A técnica lembrou a importância dos municípios assumirem essa responsabilidade.

Nenhum comentário: