Segundo o professor da Universidade Federal do Rio Grande do
Norte (UFRN) Rubens Eugênio Barreto Ramos, engenheiro civil e especialista em
trânsito, Natal segue na contramão das principais cidades do mundo que estão
reestruturando seus sistemas urbanísticos e viários. Uma delas é o Rio de
Janeiro: em 2013, a prefeitura da cidade derrubou o Elevado da Perimetral, um
dos mais conhecidos da capital carioca. Enquanto isso, Natal planeja a
construção de um elevado – que são avenidas construídas acima de outras, como
um viaduto – na avenida João Medeiros Filho, que corta a zona norte da capital
potiguar.
Em entrevista à TRIBUNA DO NORTE, o especialista curitibano, radicado em Natal há 22 anos, tece críticas ao projeto de mobilidade urbana da cidade, que envolve a construção de túneis e viadutos nas principais vias. De acordo com Ramos, a Prefeitura está investido em uma “tecnologia ultrapassada”, que não resolverá os problemas de tráfego. “Natal tem dois problemas: o caos do tráfego, causada pelas mãos duplas. O outro são as iniciativas pontuais: construção de viadutos que não resolvem os congestionamentos, só o transferem para outros lugares. Esse projeto segue o conceito obsoleto e errado de que mobilidade deve ser feita para veículos, quando deve ser feita para pessoas”, pontua. Seguem abaixo as principais declarações do especialista.
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