
A proximidade da Copa do Mundo da FIFA 2014 e das Olimpíadas de 2016 fortaleceu o cenário esportivo brasileiro trazendo grandes competições realizadas em solo verde e amarelo. Em Natal, depois do 1º Meeting de Ginástica Olímpica e do Campeonato Mundial de Basquetebol Máster, ambos em 2011, será a vez da capital potiguar sediar a 18ª edição dos Jogos Sul-Americanos Escolares, realizados entre 29 de novembro e 6 de dezembro deste ano com a participação de 12 países. Esta é a primeira vez que Natal recebe os Jogos, considerados os maiores do continente americano.
O evento é uma realização do Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL), Ministério do Esporte, do Conselho Sul Americano do Esporte (Consude), Confederação Brasileira do Desporto Escolar e Governo da Paraíba.
A abertura dos Jogos será realizada no dia 30 de novembro, às 19h, no ginásio de Esportes do Campus Universitário. Durante uma semana, 2.500 atletas masculino/feminino, de 12 a 14 anos, se dividirão nas modalidades de basquetebol, voleibol, handebol, futebol de salão e nas individuais de atletismo, natação, judô, xadrez e tênis de mesa. Além do Brasil, estarão presentes atletas da Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Bolívia, Equador, Venezuela, Suriname, Guiana, Colômbia e Peru.
Ao todo, participarão do evento 4.500 pessoas entre atletas, dirigentes, autoridades e familiares dos estudantes que prestigiarão as disputas na capital potiguar. A estimativa é que no período o Rio Grande do Norte tenha um ganho no turismo de aproximadamente R$ 8 milhões.A abertura dos Jogos será realizada no dia 30 de novembro, às 19h, no ginásio de Esportes do Campus Universitário. Durante uma semana, 2.500 atletas masculino/feminino, de 12 a 14 anos, se dividirão nas modalidades de basquetebol, voleibol, handebol, futebol de salão e nas individuais de atletismo, natação, judô, xadrez e tênis de mesa. Além do Brasil, estarão presentes atletas da Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Bolívia, Equador, Venezuela, Suriname, Guiana, Colômbia e Peru.
Os jogos terão entrada gratuita e serão disputados nos ginásios dos colégios: Marista, Maria Auxiliadora, Colégio das Neves, Escola Doméstica, Henrique Castriciano, Campus Universitário, AABB, SESI e Contemporâneo. Apenas a modalidade de atletismo será realizada em João Pessoa (PB), que possui pista de padrões internacionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário