segunda-feira, 22 de abril de 2013

Terras Potiguares: Lagoa de Pedras




A historia do pequeno povoado de Lagoa de Pedras começa nas terras do município de Goianinha. Com seu desenvolvimento favorecido por estar localizada numa área tida como centro do setor produtivo, devido os caminhos de escoamento da produção rural da região e pelas boas terras que eram propícia para o cultivo da agricultura e fazia o pequeno povoado se desenvolver rapidamente.

Com a criação do município de Santo Antônio, em 1890, o povoado passou a pertencer a seu território. Mas o município de São José do Mipibú contestou essa decisão e, por vinte anos, reivindicou a posse do importante povoado. Lagoa de Pedras continuou se desenvolvendo enquanto Santo Antônio e São José do Mipibú disputavam seu território.

O potencial de desenvolvimento do povoado trouxe a algumas construções e benefícios como a capela, construída em homenagem a São Francisco que mais adiante viraria padroeiro da cidade; uma escola de ensino primário; um cemitério e até feira o pequeno povoado já realizava.

Em 10 de maio de 1962, pela lei nº 2.779, sancionada pelo então Governador do Estado, Dr. Aluizio Alves, Lagoa de Pedras foi desmembrado de Santo Antônio. Lagoa de Pedras está a uma distância de 51 quilômetros de distância da capital, com uma área de 118 quilômetros quadrados de extensão, onde vivem cerca de pouco mais de 7 mil habitantes.
 .
Sua economia continua sendo voltada para as atividades de agricultura e pecuária. O artesanato local trabalha com confecção de chapéus e esteiras da palha da carnaúba. A festa do padroeiro, São Francisco de Assis, que ocorre no dia 04 de Outubro, é o principal evento da cidade, momento de confraternização de todos os filhos da terra e a presença de devotos de vários lugares.

 
        
FOTOS: ASSIS BARBOSA

Nenhum comentário: