segunda-feira, 15 de julho de 2013

Santa Cruz: Prefeita recebe representantes da saúde

A prefeita Fernanda Costa recebeu na tarde da última quinta-feira(11), em seu gabinete, o presidente do Sindicado dos Agentes de Saúde (SINDAS-RN), Cosmo Mariz, e representantes dos agentes para ouvir as reivindicações da categoria.

O principal ponto da pauta dos agentes foi o reajuste no salário para R$ 950,00 de acordo com portaria federal 260/2013. A prefeita Fernanda Costa se mostrou cautelosa e não tomou uma decisão de imediato, mas se comprometeu a acionar o setor de finanças da prefeitura para que seja analisada a viabilidade da aplicação desse reajuste, bem como, avaliar o impacto financeiro, e solicitou da categoria um prazo de 30 dias para se posicionar sobre o assunto.

Fernanda citou que recebeu a prefeitura acima do limite prudencial, mas que aguarda uma nova avaliação que será divulgada no final deste mês para saber a situação atual do município. Também ficou acertado no encontro que a prefeitura irá analisar com o setor jurídico a possibilidade de retroagir a lei que admitiu os profissionais para uma mudança no regime de celetista para estatutário e com isso assegurar alguns benefícios à categoria, como quinquênio e licença-prêmio.

Outro ponto reivindicado pela categoria e que foi atendido pela prefeitura diz respeito aos recursos do Programa Nacional de Melhoria e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), que teve a adesão do município e que destina parte de seus recursos para incentivo aos profissionais. Será criada uma folha suplementar pela prefeitura para a efetivação do pagamento que deverá ser feito na próxima semana.

Durante a reunião, prefeita Fernanda Costa garantiu que nos próximos dias entregará o novo fardamento dos agentes. A chefe do executivo municipal também informou que pagará a gratificação de 1/3 de férias, sem especificar uma data, daqueles que ficaram sem receber na gestão passada, no ano de 2012.

O encontro foi considerado muito positivo pelos próprios representantes dos Agentes, que fizeram questão de ressaltar a importância da abertura do diálogo entre a categoria e o poder executivo. "Reconhecemos a importância do Agente de Saúde e o diálogo é imprescindível", disse a prefeita Fernanda.

Participaram também da reunião a Secretária Municipal de Saúde, Myllena Ferreira, e a Chefe de Gabinete, Marcela Ravena.


Por Assecom-PMSC

Nenhum comentário: