quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Desembargador potiguar entra em lista tríplice para vaga de ministro do STJ

Em 2011, Luiz Alberto Gurgel de Faria lançou livro sobre instrumentos tributáriosO Pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) escolheu, no início da noite desta quarta-feira (20), a lista tríplice dos candidatos à vaga aberta com a aposentadoria do ministro Castro Meira, ocorrida em setembro último. O primeiro da lista é o desembargador federal potiguar Luiz Alberto Gurgel de Faria, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5). Ele  obteve 23 votos. O segundo da lista é o paranaense Néfi Cordeiro, do TRF-4 , com 19 votos, e o mato-grossense Ítalo Mendes, do TRF1, entrou em 3º, com 17 votos.

Luiz Alberto poderá ser o terceiro magistrado norte-riograndense no STJ. O primeiro foi José Fernandes Dantas, que atuou como ministro entre 1976 e 1998, quando se aposentou. Natural de Pau dos Ferros, Fernandes morreu em janeiro deste ano. O segundo foi o ministro José Augusto Delgado, natural de  São José de Campestre. Delgado tomou posse em 15 de dezembro de 1995 e atuou até junho de 2008, quando requereu aposentadoria.


A partir de agora, a lista tríplice será encaminhada à presidente Dilma Rousseff, que indicará o desembargador federal para o STJ. O nome será submetido a sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado e votado pelo plenário daquela casa legislativa. 

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário: