sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Servidores suspendem greve

NOTA SOBRE A SUSPENSÃO DA GREVE DA SAÚDE
Nós, servidores da saúde, decidimos em assembleia nesta sexta-feira (13) suspender a greve no estado. Nossa greve havia sido retomada após a quebra do acordo assinado em setembro pelo governo. A governadora Rosalba Ciarlini e o secretário de Saúde, Luiz Roberto, que, em agosto, apelaram para que voltássemos ao trabalho, encerram o ano sem honrar seus compromissos com os servidores da saúde e com os aposentados.

Nossa greve cumpriu o papel de mostrar para a população o quanto vale a palavra desse governo. E mostrar que os servidores da saúde não irão aceitar enrolação e quebra de acordos sem lutar, mesmo diante de ameaças e autoritarismo.

Infelizmente, esse governo permaneceu insensível às reivindicações e descumpriu o acordo. Devem explicações aos aposentados, que não irão receber mais o reajuste em janeiro, que aguardam desde 2012. O secretário de Saúde preferiu silenciar sobre os aposentados, como se não existissem.

O governo também encerra o ano sem enviar o projeto de Lei do Plano de Cargos para a Assembleia Legislativa. Para o Sindsaúde, teria sido completamente possível ter cumprido o acordo e enviado o projeto neste ano. Diverso deputados, entre eles o próprio líder do governo, sinalizaram que votariam em urgência, caso fosse enviado. No entanto, prevaleceu o adiamento, e o desejo de economizar às custas do achatamento salarial, da sobrecarga e da desvalorização do servidor.

Suspendemos a greve, diante do recesso da Assembleia Legislativa. Não iremos permanecer eternamente paralisados, ainda que motivos não nos faltem, como as condições de trabalho e salariais, a falta de profissionais e o fechamento das pediatrias.

Encaramos essa suspensão como um intervalo. Voltaremos aos hospitais, para preparar uma forte greve no ano que vem, com as demais categorias do funcionalismo. Que o governo tome esta greve curta como um alerta do que o espera em 2014.

Seguiremos também em campanha pelo Fora Rosalba, pois não podemos ficar observando as manobras e acordos para que esta permaneça até o fim do mandato.

Que, até lá, a governadora recobre a parcela de humanidade perdida em uma de suas tantas viagens de avião. Que pague o que deve aos aposentados e reabra as pediatrias. Que a Copa do Mundo não seja usada para ocultar o sofrimento das crianças e dos idosos do estado.

Natal, 13 de dezembro de 2013.

Sindsaúde-RN

Nenhum comentário: