quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Mancha amarela aparece nas águas do mar em Ponta Negra

Excesso de matéria orgânica produz no mar nitrogênio e fósforo, que são alimentos para as microalgas, potencializando a floração
O mar azul da praia de Ponta Negra tem apresentado manchas amareladas e marrons em suas águas. Quem visita essa orla não deixa de notar uma larga mancha escura em meio as ondas do mar. A TRIBUNA DO NORTE foi ontem a tarde até à praia e coletou uma amostra da água para análise no Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Como resultado se constatou uma razão natural adicionada à interferência humana. A mancha denuncia a reprodução em larga escala de microalgas, potencializada pela oferta de matéria orgânica procedente de esgoto. Esse excesso  de matéria orgânica produz no mar nitrogênio e fósforo, que são alimento para as microalgas. 

Pela amostragem que temos, se apresenta um número de fitoplânctos maior do que o comum”, explica Guilherme Fugêncio, professor do departamento de oceanografia da UFRN. “Precisaríamos de uma amostragem mais concentrada e possivelmente uma visita ao local. Mas por esta análise e pelas condições locais, encontramos razão neste fenômeno”. 

Nenhum comentário: