terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Tablets estão encaixotados há um ano

Equipamento é parte de um kit que ficará disponível nas escolasUm impasse entre o Ministério da Educação, a Secretaria de Estado da Educação do RN e uma empresa fornecedora de equipamentos eletrônicos já gera atraso de quase um ano na distribuição de 1.774 tablets  adquiridos para as escolas estaduais do Rio Grande do Norte. Os equipamentos fazem parte de um kit composto também por um projetor Proinfo com lousa digital, que não foi entregue pela empresa contratada.  Sem o kit completo, a Seec não distribuiu os tablets, que permanecem guardados no  Centro de Trânsito de Materiais da secretaria desde abril de 2013. Ela aguarda uma orientação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), ligado ao MEC, para resolver a situação.

Os tablets e os projetores foram adquiridos em pregões diferentes do FNDE. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, a partir do valor oferecido pelas empresas vencedoras nos pregões eletrônicos do próprio FNDE, os estados podem contratá-las, cada um de forma individual. Dessa forma, o Estado do RN tem um contrato direto com o fornecedor.  No caso do kit, duas empresas venceram:  uma vendeu os tablets, enquanto a outra ofereceu os projetores.


O Estado recebeu o primeiro produto (o tablet). Porém, a empresa que ofereceu os projetores – que são importados - pediu um reajuste, por causa do aumento do dólar entre o período do pregão e o da compra. A empresa é a Daruma Telecomunicações e Informática S/A, com escritório em São Paulo. De acordo com a Seec, a Daruma procurou o Estado para rever o valor da compra. Porém o Governo fora orientado pelo FNDE a não pagar a diferença. Dessa forma, os tablets permaneceram guardados. 

Nenhum comentário: