quinta-feira, 13 de março de 2014

Proposta de José Agripino para incentivo às startups na IstoÉDinheiro

jagriAs startups – empresas criadas por jovens com alto potencial de crescimento – podem ganhar 20% do Imposto de Renda (IRPF) nas aplicações feitas por investidores de empreendimentos. Se for aprovado o projeto de lei do senador José Agripino (DEM), que tramita na Comissão de Ciência e Tecnologia (CCTI) do Senado.

A proposta proposta do líder democrata recebeu elogios de especialistas e ganhou as páginas da revista Isto É Dinheiro desta semana, uma das mais lidas pelo setor empresarial. De acordo com o projeto, o valor que pode ser deduzido no IR em até R$ 80 mil por ano-calendário. Os valores investidos deverão permanecer por pelo menos três anos na startup, que deverá ser selecionada pelo Ministério do Desenvolvimento. O investidor deverá ser sócio investidor ou sócio cotista da empresa, não podendo atuar como gerente, diretor ou administrador, nem ser acionista majoritário.

“Ou alteramos a legislação para promover o devido aporte de receitas no setor, ou ficamos inertes e tornamo-nos espectadores da crescente dependência tecnológica do Brasil em relação aos países desenvolvidos”, afirmou JA.

As startups formam hoje, no Brasil, um grupo de dez mil empresas. Segundo a Associação Brasileira de Startups, o setor movimentou, só em 2012, quase R$ 2 bilhões. Algumas empresas consideradas potências no mundo empresarial começaram a partir de uma startup, como o Facebook, Yahoo e Google. Agripino credita esse crescimento à “conjugação de boas ideias com o capital fornecido pelos chamados investidores-anjo”.

Nenhum comentário: