terça-feira, 22 de abril de 2014

A venda de votos faz parte da cultura brasileira

Dinheiro_CEMFala-se muito em compra de votos, políticos desonestos e punição para quem comete crimes eleitorais e outros delitos do gênero. Ninguém de bom senso e minimamente coerente desconhece a existência dessas anomalias na política brasileira e que os agentes públicos flagrados no erro devem ser punidos com o rigor da lei. 

Entretanto, ninguém fala que o eleitor comete os mesmos crimes e igualmente tem que ser exemplarmente punido. Quantos eleitores foram presos por vender o seu voto?. Não temos conhecimento. O mais comum, pois, é a venda, que acontece em toda eleição. E o mais grave é que a prática delituosa verifica-se predominantemente entre os que elegem os governantes que é a faixa da população situada nas chamadas classes menos favorecidas.

A Justiça Eleitoral tem feito um bom trabalho visando melhorar esse cenário de degradação das eleições, mas esbarra nas limitações materiais e de pessoal para realizar uma fiscalização mais efetiva. Em razão disso, a compra e venda de votos continuam e deve perdurar por muito tempo descaracterizando o processo eleitoral que é a essência da democracia. 


Por Walter Gomes – Jornal de Hoje 

Nenhum comentário: