quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Detentos da penitenciária agrícola Mário Negócio, em Mossoró, iniciaram as primeiras colheitas do ano

Quem passa pela rodovia que liga Mossoró a Baraúna logo pode ver a fartura no campo e essa não é uma colheita qualquer. A melancia colhida vem da lavoura que fica na Penitenciária Agrícola Mário Negócio, onde serão colhidas cerca de 35 toneladas de melancias na primeira etapa e já com a venda garantida.
O agricultor “Francisco Albano Sobrinho”, de 46 anos de idade se envolveu em um crime na cidade de Assú e depois de passar pela prisão de Alcaçuz, veio transferido para Mossoró. Albano procurou a direção do PAMN e pediu uma oportunidade para desenvolver o projeto de plantio na área agrícola do complexo penal. A área de plantio da penitenciária é de 15 hectares.
O Vice diretor Expedito Rocha, que também é técnico agrícola, criou esse projeto como trabalho de conclusão para o curso de gestão pública da Escola de Governo, que consistia inicialmente em produzir banana e mamão. Os detentos envolvidos com o projeto ganham à redução de um dia para cada três trabalhado. Além disso, 60% dos lucros obtidos com a venda dos produtos hortifruti serão dividido por eles em partes iguais. Os outros 40%, ficam para a manutenção da unidade e investimento em novos projetos, conforme as proporções definidas pelo conselho da comunidade.

A viabilidade do plantio é garantida pela irrigação com a técnica de gotejamento, e utiliza o poço próprio do Complexo Penal e mais a água excedente do presidio federal que fica nas proximidades. A Companhia de Águas do Estado instalou um registro de controle, no terreno do Mário Negócio.
O projeto é realizado com a colaboração de alguns parceiros, além do presídio federal, que ajuda com a irrigação, Secretaria Municipal da Agricultura de Mossoró, que disponibilizou o trator para limpeza do terreno e algumas empresas do setor agrícola de Baraúna, que doaram parte do equipamento usada no projeto.

Os detentos que tem trabalhado no projeto são do regime Semi-aberto e até do fechado. Segundo o Major Humberto Pimenta, diretor do Complexo Penal o projeto recebe o apoio e é fiscalizado pelo Ministério Publico.
Fonte: O Câmera

Nenhum comentário: