quarta-feira, 19 de março de 2014

Assu: ZPE do Sertão será reduzida

Área prevista para a ZPE de Assu: intenção é reduzir o tamanho de 1.000 para 125 hectaresA Zona de Processamento e Exportação (ZPE) do Sertão, localizada no município de Assu, passará por uma redefinição do modelo de implantação. A mudança discutida durante reunião ontem entre o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Silvio Torquato, e o prefeito do município, Ivan Júnior, deverá repercutir principalmente em alterações na área destinada à construção e no modelo de gestão da ZPE. A discussão ocorre após a Prefeitura de Assu ter rescindido o contrato com a empresa administradora da ZPE por descumprimento das obrigações e falta de condições de viabilizar a infraestrutura do projeto.

Agora, a ideia é reduzir a área, que hoje é de 1.000 hectares, para 125 hectares e adotar o mesmo modelo usado na ZPE de Macaíba com a concessão para iniciativa privada. “A ZPE do Sertão passará a ter praticamente a mesma área da ZPE de Macaíba - que possui 136 hectares - e assim contará com agilidade no licenciamento ambiental e na de construção de infraestrutura e atração de indústrias”, destacou Silvio Torquato.


Assim como aconteceu com o processo da ZPE de Macaíba, o Governo do Estado e a Prefeitura de Assu pretendem contar com o apoio da Federação das Indústrias do RN (Fiern) em todo o processo de mudança e captação de investidor da iniciativa privada. Uma reunião entre Governo, Município e Federação será realizada na próxima semana, em Natal, com o objetivo de iniciar o cronograma de alterações.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário: