segunda-feira, 21 de abril de 2014

RN: Jornal de Hoje destaca Projeto do Senai que produz cerâmica ecológica sem cimento

tijolo
Inovação tecnológica alinhada à sustentabilidade. Esse é o grande diferencial do projeto potiguar desenvolvido pelo SENAI-RN (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) que busca aproveitar o entulho gerado na construção civil como matéria prima para a produção de cerâmica, sem a utilização de cimento.
Aprovado no programa Inova SENAI 2014 sob o título “Piso Intertravado a Base de Resíduos Obtidos por Processo Hidrotérmico”, a pesquisa desenvolvida no Centro de Educação e Tecnologias em Construção Civil Rosária Carriço, em Natal, pelo técnico Jean Andrade, a aluna do curso técnico de Edificações Vera Cléa e a estagiária Maria Tereza, apresenta uma alternativa para reduzir impactos ambientais através de uma nova alternativa econômica.

proposta do projeto se baseia em dois benéficos ambientais relevantes: o primeiro ao coletar o entulho proveniente da construção civil, analisá-los e prepará-los para a reutilização na produção de cerâmica; e o segundo ao dispensar a utilização de cimento, elemento primordial, até então, nesse novo produto, através do uso de um reator químico elétrico, substituindo os fornos cerâmicos. De acordo com Jean Andrade se trata de “viabilizar o uso de materiais taxados de inservíveis que, por meio da nossa proposta, passam a ser considerados matérias-primas em potencial na geração de um produto ecologicamente correto”.

Nenhum comentário: